Home-Styling | Ana Antunes: Darker Furniture * Móveis Escuros

Monday, May 6, 2013

Darker Furniture * Móveis Escuros


Sometimes people ask me if I don't like to use darker furniture in my work, because they do see more white, light wood, mirrored, painted, brass or nickel pieces. Well I do like it lighter and with a mix of furniture pieces but I also like to use some darker pieces, specially if we are talking about that special piece that belonged to grandma (we have a lot of those in Europe, you know). 

The first photo is from  a living room I did for the show two years ago and there it is the grandma's piece but look how it looks so put together, doesn't it?!


***

Muitas vezes me perguntam se eu não gosto de usar móveis mais escuros nos meus trabalhos, porque vêm mais peças em branco, madeira clara, espelhadas, pintadas, em latão ou em nickel. Bom é um facto que eu gosto de ambientes mais leves e claros e de misturar peças diferentes mas também gosto de usar móveis mais escuros, especialmente se estivermos a falar do móvel antigo da avó que assume sempre a posição de peça especial mas que pode pode contribuir muito para a personalidade de um espaço. 

Este primeiro exemplo é de uma sala que fiz para o Querido há cerca de 2 anos e lá esta o contador antigo que era da candidata e que eu achei importante manter para ser a peça especial da sala. Reparem como todo o ambiente é mais claro mas como o móvel resulta no espaço.



This second from a clients home entrance and I did 3 years ago. I kept the old piece which was beautiful, and with a marble top that was in perfect good condition. Only the chairs were recycled to make the room look lighter and the pieces above and below the console chosen among a great collection of old objects.

*** 
Esta segunda do hall de entrada de uma cliente, de um projecto que fiz há cerca de 3 anos e onde mantive o móvel antigo, que era lindo, e com um tampo em mármore, que estava em perfeito bom estado.  Apenas as cadeiras foram recicladas para tornar o ambiente mais actual, e as peças em cima e por baixo do móvel, escolhidas por entre as imensas peças mais antigas que a cliente tinha.





Here are some more examples of how darker furniture can work in a room. You just have to make the remaining items look lighter and contemporary, specially fabrics, wallpaper and paint.

***

Aqui ficam mais alguns exemplos, não de projectos meus mas onde eu acho que os móveis escuros resultam perfeitamente, porque tudo o resto é mais contemporâneo, especialmente os tons, tintas, tecidos e papeis de parede.











 











Se não viram a estreia da nova série do Querido Mudei a Casa, ontem à noite, 
(com a minha terrível cara de doente!!!), podem ver nas repetições da semana. 
É verdade! Chegou a nova série, fresquinha com novos espisódios!

Estreia:
Domingo às 19h00

Repetições:
Terça às 15h15
Sexta às 22h00
Sábado às 20h15 e02h15

(podem ver mais informações no blogue do Querido 



 
Até Amanhã

Ana Antunes
(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

Image sources ; Pinterest, elle decor, atlantahomesmag

5 comments :

  1. Eu vi o episodio de ontem. Realmente percebia-se que a Ana estava doentinha.
    Ansiosa por ver o resultado final!

    ReplyDelete
  2. Bom dia Ana, adorei as sugestões, até porque a minha mãe tem em casa móveis muito escuros e com a junção de apontamentos mais claros ajuda a conseguir um ambiente mais moderno.
    Gostava que a ana fizesse uns post de decoração de jardins, tenho o meu para decorar e não tenho ideias nenhumas. Entretanto fiz uma candidatura no querido e adorava ser seleccionada. ;) Adoro o seu trabalho.

    Obrigada.

    Irina.

    ReplyDelete
  3. Olá Ana,
    Adoro móveis escuros. Tenho vários em casa e acho que contribuem para fugir ao síndroma das casas todas iguais (só IKEA)! ;)
    Vi o episódio, só às 23h, confesso (ainda bem que tenho box) e achei que está bem mais magra e muito gira (nada de aspecto doente).
    Beijinhos e continuação de bom trabalho.
    Inês

    ReplyDelete
  4. Boa tarde Ana, gostei muito da estreia do programa, e adorei a ideia do papel a fazer de cabeceira depois podia fazer um post sobre esse tema... os meus parabens beijinhos

    ReplyDelete
  5. Ana I do love using darker pieces of furniture mostly antiques. I think they add such depth to an interior. I love using them with the pastels and all white concepts.
    Love the first picture ... so elegant!
    Frances

    ReplyDelete

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração